UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE
LETRAS E LINGÜÍSTICA
PROFA. MARIA INÊS VASCONCELOS FELICE – minesfelice@gmail.com
DISCIPLINA: Tópicos em Linguística Aplicada
2 : Avaliação e Linguística Aplicada Planejamento para 2012/2
AULA 1 (09/08): Apresentações; Introdução sobre reflexão
Expectativas para a disciplina; Crenças e representações
sobre a avaliação
Apresentação do
Plano de Curso, Plano de Avaliação e da
Bibliografia básica do Curso
Apresentação de
Slides : a) Educação Reflexiva; b)
diários reflexivos; c) explicação do uso na disciplina; Apresentação slides:
Portfólio
Leitura
obrigatória para a resenha do primeiro mês: FREIRE, P. (1979) Educação e
Mudança. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. (entrega em 23/08)
AULA 2 (16/08): - Linguística
Aplicada e formação de professores de línguas
Leitura obrigatória para apresentação e debate:
CELANI, M.A.A. Transdisciplinaridade na Linguística
Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M.C. (orgs.) Linguística Aplicada e
Transdisciplinariedade. Campinas,
SP.: Mercado das Letras, 1998. Pp. 129-142
CELANI, M.A.A. Um programa de formação contínua. In:
M.A.A. CELANI (org.) Professores e Formadores em mudança: relato de
um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção As Faces da Linguística Aplicada). Pp. 19-35.
LEFA, V.J. A
linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplica. Belo Horizonte:
UFMG, 7-11 de outubro de 2001. Disponível em http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/la_sociedade.pdf
MENEZES, V., SILVA, M.M., GOMES, I.F. Sessenta anos
de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C. e ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com
diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. Pp. 25-50.
MOITA LOPES, L.P. Da aplicação da Linguística à Linguística
Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R.C. e ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com
diferentes acessos.
São Paulo: Contexto, 2011. Pp. 11-24.
RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística
Aplicada. In: Branca FABRÍCIO ... {et
al.} MOITA LOPES, L.P. (org.) Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. Pp. 149-168.
AULA 3 (23/08): - Representações ou crenças sobre aprendizagem de línguas
BARCELOS, A.M.F.
Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de
Línguas. Linguagem & Ensino, Vol. 7, No.
1, 2004 (pp. 123-156). Disponível em http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v7n1/v7n1.php
BARCELOS,
A.M. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino-aprendizagem de
línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, V. 7, No. 2, 2007
(pp. 109 – 136). Disponível em http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_2/05-Ana-Maria-Barcelos.pdf
CELANI,
M.A.A. E MAGALHÃES, M.C.C. Representações de professores de inglês como língua
estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução.
IN: Luiz Paulo da MOITA LOPES e Liliana Cabral Bastos (org.) Identidades –
recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras,
202. (pp. 319 – 338)
RIBEIRO,
F.M. Investigando as representações que o professor de inglês da rede pública
faz de si mesmo. In: M.A.A. CELANI (org.) Professores e Formadores em mudança: relato de
um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção As Faces da Linguística Aplicada). Pp. 149-158.
Entrega
Resenha FREIRE, P. (1979) Educação e Mudança. 31ª ed.
São Paulo: Paz e Terra, 2008.
AULA 4
(30/08): Concepções de
linguagem, Concepções de Aprendizagem, Metodologias de Ensino de Línguas e
Pressupostos téorico-metodológicos da avaliação.
Apresentação de slides e discussão.
KOCK, I. As diferentes concepções de Linguagem. Consultado em 25/06/2010 Disponível em: http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/link19.html.
WOJCIECHOWSKI,
T. O ensino de língua
portuguesa: objetivos e concepções de
linguagem guiando a
prática docente. Disponível em :
http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt16/ComunicacaoOral/THAIS%20WOJCIECHOWSKI.pdf . consultado em 29/07/2010
GERALDI, J.W. et al.
(orgs.).
O texto na sala de
aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.
LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P.
Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed.
da UFSC, 1988. p. 211-236. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Metodologia_ensino_linguas.pdf. Consultado em 29/07/2009.
AULA 5 (06/09): Avaliação:
conceitos básicos; O que é avaliação? A avaliação formativa, a avaliação
diagnóstica,avaliação somativa, formação de professores
SOUZA, S.Z.L. Conhecendo a gênese da
Avaliação. Disponível em :
http://inforum.insite.com.br/arquivos/5067/01_-_A_GENESE_DA_AVALIACAO.doc, consultado em 25/07/2009
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar
a aprendizagem? Disponível em http://www.artmed.com.br/patioonline/patio.htm?PHPSESSID=47c842e39090dec902020db09b210123. Acesso em: out.
2004.
VILLAS BOAS, B.M. de
F. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Disponível
em : http://www.fe.unb.br/linhascriticas/n22/AVALIACAO_FORMATIVA.htm, consultado em
outubro de 2008.
AULA 6 (13/09): Seminários: Avaliação da
aprendizagem escolar -
LUCKESI, C.C. Avaliação da
aprendizagem escolar: estudos e
proposições. - 14ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2002
AULA 7 (20/09): Avaliação na LDB e Parâmetros curriculares (Pesquisa e discussão)
Apresentação de slides: a) LDB e PCNs;
b) PCNs (COELHO, M. – adaptação)
NASCIMENTO, E.L. e ZIRONDI, M.I. Prova do
ENEM: um gênero desencadeador de novas ações pedagógicas? Disponível em www.inep.br/ . Acessado em 20/05/2005.
- Grades de observação: avaliação qualitativa; elaboração de grades de
avaliação qualitativa.
AULA 8 (27/09): Práticas avaliativas alternativas: Auto-avaliação e avaliação dos pares
Apresentação de slides: Formação em
auto-avaliação
CARDOSO, C. (coordenador) BARBOSA, J. e ALAIZ,
V. Auto-avaliação. Disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/serprof/acurric/av_es/texto(33).pdf,
consulta
em março, 2009.
PERRENOUD, P. De l’évaluation formative à la régulation
maîtrisée des processus d’apprentissage. – Vers un élargissement du champ
conceptuel. Disponível
em : http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1997/1997_11.html
Consultado em março, 2009.
SANTOS, L. Auto-avaliação regulada: por
quê, o quê e como ? Disponível em : http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf , consultado em
julho 2010
CHAMMINGS, E. et
alii. Auto-évaluation et co-évaluation
en EPS : une réponse à l’intention d’autonomie ? Productions Méthodologiques et Thématiques en Education – N° 1 – Juin
2008. Disponível em : http://web.univ-pau.fr/ENSEIGNEMENT/STAPS/IMG/pdf/Art_08.pdf , consultado em julho de 2010.
AULA 9 (04/10): Seminários: Avaliação x exame
ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar
para excluir. Trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre:
Artmed Editora, 2002.
AULA 11 (11/10): PORFOLIOS
Apresentação de slides: Portfolio (tradução e adaptação de Felice,
M.I.V.)
Projetar Texto: PORTFOLIO
ALBERTINO, F.M.F. e SOUSA, N.A.
Avaliação da Aprendizagem: o portfolio como auxiliar na construção de um
profissional reflexivo. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1020/1020.pdf,
consulta em julho, 2010.
Entrega da
resenha: HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto
Alegre: Artmed Editora, 2001.
AULA 12 (18/10): ): Análise de Instrumentos de
avaliação
Reflexão crítica
de instrumentos de avaliação trazidos pelos participantes do curso (provas,
testes, exames, etc)
AULA 13 (25/10): Entrega de grades de avaliação construídas pelos participantes do curso.
AULA 14 (01/11): Seminários :
- PERRENOUD, P. et al. As competências
para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação.
Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
AULA 15 (08/11): Apresentação dos Portfolios; avaliação da disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário