Abaixo está uma avaliação, por mim elaborada e aplicada a alunos do curso de licenciatura plena em Letras Português/Inglês do 6o período de uma faculdade localizada em Uberaba, Minas Gerais. A avaliação objetivou analisar a competência do aluno acerca da Semântica Lexical.
A avaliação se inicia com um texto simples sobre uma merendeira que envenenou alguns alunos; é o ponto de partida para as questões propostas acerca de hiperonímia, polissemia e antonímia/sinonímia. Na sequência há diversos exercicios que verificam a competência linguística dos aprendizes sobre paronínima e homonímia.
Esta foi uma avaliação formativa, conteudista e pouco reflexiva (no sentido de que não há questões que permitem ao aluno se expressar). O objetivo da avaliação foi diagnosticar se o aluno apreendeu conceitos basilares da Semântica Lexical. A despeito de não se cobrar conhecimento de nomenclaturas no ensino básico, no curso de Letras, o mesmo é essencial. Portanto, acreditamos que apesar de ser uma avaliação estruturada, é um instrumento que permite ao aluno e ao professor verificarem o conhecimento adquirido ao longo de parte do curso.
Curso de Licenciatura Plena em
Letras Português/Inglês e Português/Espanhol
Disciplina: Língua Portuguesa VI (Semântica e Pragmática)
Professor: Ms. Welisson Marques. Data: ___/____/____ Valor: 20 pts. Nota: ________
Aluno: ______________________________________________________________
AVALIÇÃO – SEMÂNTICA LEXICAL:
Leia a seguinte
matéria extraída do Yahoo! News em
8/8/2011.
Justiça
decreta prisão de merendeira que envenenou alunos
Por Solange
Spigliatti | Agência Estado
Foto:
Divulgação/Polícia Civil
O juiz Léo Pietrowski, do
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, decretou no final da noite
de sexta-feira, 5, a prisão preventiva de uma merendeira, de 23 anos.
A mulher confessou que colocou veneno para rato no
almoço de alunos e professores de uma escola de Porto Alegre, nesta
quinta-feira, 4. No total, 22 alunos e 14 professores passaram mal após comerem
estrogonofe com veneno de rato misturado.
A escola serviu a refeição no almoço e ninguém notou a
presença da substância. A polícia foi acionada depois que alunos e funcionários
do colégio tiveram sintomas de envenenamento, como náuseas, vômito e dor de
barriga.
A mulher contou à polícia que misturou dois pacotes de
veneno para rato no creme de leite do estrogonofe. Como não houve flagrante,
ela foi liberada após prestar depoimento.
Parte dos alunos e professores foram socorridos
em hospitais da região. Não há registro de pessoas em estado grave. A cozinha
da escola passou por perícia e o alimento servido no almoço foi recolhido para
análise.
1. O texto afirma que “A escola serviu a refeição no almoço e ninguém
notou a presença da substância. A polícia foi acionada depois que alunos e
funcionários do colégio tiveram sintomas de envenenamento, como náuseas, vômito
e dor de barriga”. Após essa afirmação e os estudos realizados sobre semântica
lexical, compreendemos que o hiperônimo de náuseas,
vômito e dor de barriga é:
a) envenenamento
b) sintomas
c) funcionários
d) escola
e) substância
2. O vocábulo “estado”
aparece no primeiro e último parágrafos do texto. Ele possui mais de um sentido, isso significa
que ele é:
a. Hiperônimo
b. Hipônimo
c. Polissêmico
d. Heterógrafo
e. Antônimo
3. O vocábulo flagrante (evidente,
manifesto) materializado no último parágrafo é parônimo de fragrante (cheiroso). Explique sucintamente (e claramente) o
sentido dos seguintes parônimos:
a. recrear
____________________________________________________________________
recriar
_____________________________________________________________________
b. seção
_____________________________________________________________________
cessão
_____________________________________________________________________
c. retificar
___________________________________________________________________
ratificar
________________________________________________________________________
d. concerto
______________________________________________________________________
conserto _____________________________________________________________________
e. mandado
_____________________________________________________________________
mandato
_____________________________________________________________________
f. iminente
___________________________________________________________________
eminente
___________________________________________________________________
4. O título da notícia é “Justiça decreta
prisão de merendeira que envenenou alunos”. Sobre as palavras merendeira e envenenou não
podemos afirmar que:
a. uma das palavras
possui, no mínimo, três sintagmas.
b. ambas possuem
afixos.
c. uma das palavras
possui um sufixo indicativo de profissão.
d. ambas possuem
prefixos.
e. uma das palavras
não possui prefixo.
5. Confessou, prestou depoimento e contou à
policia são:
a. hiperônimas
b. homônimas
c. sinônimas
d. hipônimas
e. antônimas
6. Assinale a
alternativa correta:
a. Na sequência “Parte dos alunos
e professores foram socorridos em hospitais da região”, presente no último
parágrafo do texto, há uma figura de
construção, chamada silepse.
b. As palavras veneno, envenenou e envenenamento pertencem ao mesmo
léxico, mas não ao mesmo grupo semântico.
c. Os verbos decretou, notou, envenenou, confessou, contou não possuem
afixos em comum.
d. O sentido da palavra mulher
no segundo parágrafo do texto é denotativo.
e. O verbo prestar (utilizado
no penúltimo parágrafo) não pode ter outros sentidos em outros contextos, por
exemplo.
7. Observe a seguinte
charge:
Após os estudos sobre
semântica lexical, podemos concluir que (Assinale V ou F):
II - O sentido de “presidente” é figurado. ( )
III - O significado de viva no último quadro da charge é literal. (
)
A sequência correta é:
a. V, V, F
b. V, F, F
c. F, V, F
d. F, V, V
e. V, F, V
8. Escreva o
significado dos morfemas gregos sublinhados nas seguintes palavras e dê mais um
exemplo utilizando o mesmo morfema.
Significado:
|
Outro exemplo:
|
|
a. hipotermia
|
||
b. morfologia
|
||
c. hipertensão
|
||
d. biblioteca
|
||
e. zoofobia
|
9. Os antônimos de emergir e cegar são respectivamente:
a) imergir e enxergar
b) subir e ceifar
c) imergir e ceifar
d) subir e enxergar
b) subir e ceifar
c) imergir e ceifar
d) subir e enxergar
e) imergir e
colher
10. Faça
um parágrafo coeso e coerente (máximo de 5 linhas com letra legível) comentando
a assertiva: “Como não houve flagrante, ela foi liberada após prestar
depoimento” extraída do texto suso apresentado.
Boa sorte!
Prof. Welisson Marques
Prof. Welisson Marques
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