Em setembro de 2012 iniciamos os Seminários sobre Avaliação da aprendizagem escolar (LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. - 14ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2002). Abaixo estão alguns apontamentos, feitos por mim, sobre o capítulo 7 da referida obra.
CAPÍTULO 7 : POR UMA PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA E
CONSTRUTIVA
CRÍTICA
na medida em que compreenda, proponha e desenvolva a prática docente no
contexto de suas determinações sociais.
Criticidade:
como COMPREENSÃO da realidade (consciência) do fazer docente
CONSTRUTIVA
na medida em que trabalhe com princípios científicos e metodológicos que deem conta
da construção do ensino e da aprendizagem para o desenvolvimento do educando.
Construtiva:
que haja avanço
Afirma
que o processo de ensino-aprendizagem não tem sido satisfatório - Evasão
escolar; repetência; analfabetismo => meios que o governo usa para superar
isso (repetência: a escola não pode extrapolar um percentual de reprovação)
A
não-preocupação dos professores com a aprendizagem dos alunos (p. 140 e 141)
Educação
– Na história pertencente ao segmento dominante (142-143) - Na história antiga
Greco-romana e Idade Média
Atualmente,
dois grupos:
1º
Colegiais como preparação para universidade. 34
2º
Cursos técnicos (contabilidade, magistério) Obs: * (p. 143)
Desenvolvimento
do educando significa a formação de suas convicções afetivas, sociais,
políticas, significa o desenvolvimento de suas capacidades
sociocognitivas.
Mediação
é a transmissão e a assimilação de conteúdos (que é também sociocognitiva)
Assimilação
= ensino sistemático (por meio da exercitação, aplicação dos
conhecimentos)
Duas
formas de aprendizagem: Uma que é
espontânea e informal – ocorre nas múltiplas situações da vida, do cotidiano. Outra
que é intencional e sistemática - é
aquela que a escola propõe (visa suprir a insuficiência da aprendizagem espontânea)
DINÂMICAS
DA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS (PAUTADO EM PIAGET) Piaget afirma que
aprendemos em um processo de assimilação/acomodação
Assimilação
= “assemelhação” entre o suporte cognitivo do aprendiz e o conteúdo novo
Acomodação
= efetiva aprendizagem, aquisição do conteúdo
1º
Assimilação receptiva dos conhecimentos – é uma aproximação do pré-concebido
(já internalizado) com o novo;
2º
Exercitação dos conhecimentos e metodologias – basicamente é o exercitar o
conhecimento adquirido;
3º
aplicação dos conhecimentos e metodologias – utilizar o que tem sido assimilado
em novas situações-problema; e
4º
Inventividade (inovação – processo de criar a partir do que foi assimilado).
TAREFAS
DA PRÁTICA DOCENTE:
Planejamento:
é um ato decisório, político e filosófico. (Sempre político, pois trazemos
nossas crenças)
Execução:
Pôr em andamento as decisões definidas no planejamento.
Avaliação
é um mecanismo subsidiário do planejamento e execução. (p. 168); ou seja, é a
partir da avaliação que se tem um norte para a prática.
IMPORTANTE:
p. 169 – avaliação é sempre diagnóstica, pois é por meio dos resultados que
poderemos estar a serviço da proposta política de “estar interessado que o
educando aprenda e se desenvolva”.
As
tarefas docentes devem ser imbuídas dessas questões, de tal forma que os
resultados esperados sejam alcançados.
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