Plano de Curso
Ementa da Disciplina:
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Representações/crenças sobre a aprendizagem
de línguas. A Linguística Aplicada e a
formação de professores. Concepções de língua, concepções de
ensino-aprendizagem, metodologias de ensino de línguas. Fundamentos
teórico-metodológicos da avaliação. Tendências contemporâneas nas práticas
pedagógicas de avaliação da aprendizagem. Reflexão crítica das atividades
avaliativas e elaboração de instrumentos de avaliação qualitativa.
Programa:
- Linguística Aplicada e formação do professor: crenças e representações.
- Concepção de língua, linguagem.
- Concepção de ensino e aprendizagem.
- Conceito de avaliação nas perspectivas histórica, social, política e pedagógica.
- Fundamentos teóricos, abordagens e estratégias de avaliação.
6.
Origem da avaliação; evolução da avaliação; Funções do
processo avaliativo; Objetivos da avaliação da aprendizagem.
- Tendências contemporâneas nas práticas pedagógicas de avaliação da aprendizagem:
a.
a auto-avaliação;
b.
a avaliação entre pares;
c.
observação e avaliação qualitativa do aluno;
d.
portfolio;
e.
entrevistas;
f.
grades de observação;
g.
a negociação entre professor-avaliador e aluno-avaliado.
6. Efeitos educacionais, psicológicos e
sociológicos da avaliação de aprendizagem.Metodologia:
A reflexão e
a discussão são elementos fundamentais do trabalho que se realiza no âmbito
desta disciplina. Nestas aulas, a atividade dos alunos desempenha um papel
central. Partindo de experiências vividas pelos alunos ou da coleta de
informação, em diversas situações de avaliação, a sua atividade pode assumir
diversas formas, como por exemplo, trabalho prático, apresentação de seminário,
participação em discussões, preparação e realização de trabalhos de diversas naturezas,
que se podem incluir na dinamização das próprias aulas.
Cabe ao
professor:
- apresentar
os textos constantes da bibliografia básica, durante a aula;
- conduzir junto aos estudantes
a reflexão e o debate dos textos base, enriquecidos pelos textos complementares
que leram;
- elaborar questões para guiar o
estudo a ser realizado pelos/as estudantes;
- orientar a elaboração de instrumentos
de avaliação, de auto-avaliação e de avaliação entre os pares;
- acompanhar a aprendizagem dos
estudantes por meio de instrumentos de avaliação;
Recursos
didáticos:
Quadro e giz; Lousa branca e pinceis; data-show para
apresentação de slides; computador para a apresentação de atividades virtuais e
exercícios.
CRITÉRIOS A SEREM CONSIDERADOS NAS
AVALIAÇÕES:
a. Adequação à atividade ou ao tema proposto: respostas concisas,
adequadas à situação de comunicação; coerência e pertinência das respostas
durante as apresentações e exposições orais e respostas aos exercícios escritos;
Questionamentos relevantes para a discussão grupal.
Articulação dos conteúdos à realidade.
b.
Apresentações orais: respostas claras,
bem articuladas, esforço para articular adequadamente as palavras, evitar a leitura do texto escrito ou sua
repetição de cor. Habilidade de análise, síntese, problematização e argumentação na
apresentação e desenvolvimento das idéias básicas, lidas e/ ou observadas nas
fontes pesquisadas. Clareza de exposição
demonstrando evidência de leitura crítica apresentando as ideias básicas e conclusão do tema.
c. Avaliações e
exercícios escritos: Cuidado na apresentação
dos trabalhos, letra legível ou digitação, respostas adequadas, conforme à situação de
comunicação; coerência e coesão, ortografia, correção gramatical.
d. Diários reflexivos: Manter o hábito de refletir sobre todas as aulas,
de modo a observar quais os objetivos propostos para cada atividade, se esses
objetivos foram realmente atingidos, e de analisar criticamente seu desempenho,
o dos colegas e da professora, de modo a ter um fundamento concreto ao fazer a
auto-avaliação, a avaliação dos pares (que deverá ser feita em todas as aulas)
e a avaliação final da disciplina.
e. Dossier de
aprendizagem (Portfólio): Manter o dossier sempre atualizado, acrescentando todas
as atividades (pesquisas para as apresentações, planejamento, preparação,
inclusive rascunhos, anotações de sala e de casa, diários reflexivos,
avaliações, textos, etc), de modo a ter uma visão completa e ampla de seu
percurso de aprendizagem durante o curso.
Não é necessário a digitação do material, mas os trabalhos devem
observar a organização, limpeza e o cuidado com a letra (os rascunhos podem ser
a lápis, mas os trabalhos finais devem ser a tinta).
f. Datas das apresentações: Como
são várias apresentações ao longo do curso, deve-se evitar a mudança das datas
das apresentações, salvo em caso de força maior; no entanto, essa mudança só se
dará por meio de um consenso da turma, anteriormente previsto, e não no dia da
apresentação, visto que alguns colegas terão se preparado exaustivamente para
ser avaliados e não devem ser prejudicados por quem não se preparou para aquele
dia. A pontualidade da apresentação de
todos os trabalhos será um dos critérios de avaliação.
Bibliografia
Básica: (será utilizada no decorrer das aulas)
ALBERTINO, F.M.F. e
SOUSA, N.A. Avaliação da Aprendizagem: o
portfolio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Disponível
em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1020/1020.pdf, consultado em julho, 2010.
ÁLVAREZ
MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad.
Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
BARCELOS,
A.M.F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de
Línguas. Linguagem & Ensino, Vol. 7, No.
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BARCELOS, A.M. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre
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7, No. 2, 2007 (pp. 109 – 136). Disponível em http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_2/05-Ana-Maria-Barcelos.pdf
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SP.: Mercado das Letras, 1998.
CELANI, M.A.A. E MAGALHÃES, M.C.C. Representações de professores
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VILLAS BOAS, B.M. de F. Avaliação formativa e formação
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WOJCIECHOWSKI,
T. O ensino de língua portuguesa: objetivos e concepções de
linguagem guiando a prática docente. Consultado em 29/07/2010 Disponível em:
Bibliografia
Complementar: (para enriquecimento
dos estudos)
CHADERNET,
P. A Avaliação: formação social, cognitiva e discursivo. Desafio para a
educação. In: M. da G.G. Paiva, & M. Brugalli. (org.). Avaliação: Novas
tendências, novos paradigmas. Trad. Elsa Maria Nitsche-Ortiz. Porto
Alegre: Mercado Aberto, 2000.
FREIRE,
P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção
Leitura)
HAYDT,
R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo:
Ática, 1995.
HOFFMANN,
J. Avaliação: Mito e Desafio - Uma Perspectiva Construtivista. 31ª
Ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PERRENOUD,
P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre
duas lógicas. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 1999.
RABELO,
E.H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 3ª ed. Petrópolis,
RJ. : Vozes, 1998.
ROMÃO, J.E. Avaliação
dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.
SILVA, M. e SANTOS, E. (orgs.) Avaliação da aprendizagem em educação on line – fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de
experiência. Edições Loyola: São
Paulo, 2006.
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