domingo, 9 de dezembro de 2012

Por uma Prática docente crítica e construtiva



Em setembro de 2012 iniciamos os Seminários sobre Avaliação da aprendizagem escolar (LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. - 14ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2002). Abaixo estão alguns apontamentos, feitos por mim, sobre o capítulo 7 da referida obra. 

CAPÍTULO 7 : POR UMA PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA E CONSTRUTIVA

CRÍTICA na medida em que compreenda, proponha e desenvolva a prática docente no contexto de suas determinações sociais.
Criticidade: como COMPREENSÃO da realidade (consciência) do fazer docente

CONSTRUTIVA na medida em que trabalhe com princípios científicos e metodológicos que deem conta da construção do ensino e da aprendizagem para o desenvolvimento do educando.
Construtiva: que haja avanço

Afirma que o processo de ensino-aprendizagem não tem sido satisfatório - Evasão escolar; repetência; analfabetismo => meios que o governo usa para superar isso (repetência: a escola não pode extrapolar um percentual de reprovação)

A não-preocupação dos professores com a aprendizagem dos alunos (p. 140 e 141)

Educação – Na história pertencente ao segmento dominante (142-143) - Na história antiga Greco-romana e Idade Média
Atualmente, dois grupos:
1º Colegiais como preparação para universidade. 34
2º Cursos técnicos (contabilidade, magistério) Obs: * (p. 143)

Desenvolvimento do educando significa a formação de suas convicções afetivas, sociais, políticas, significa o desenvolvimento de suas capacidades sociocognitivas.  

Mediação é a transmissão e a assimilação de conteúdos (que é também sociocognitiva)

Assimilação = ensino sistemático (por meio da exercitação, aplicação dos conhecimentos)  

Duas formas de aprendizagem:  Uma que é espontânea e informal – ocorre nas múltiplas situações da vida, do cotidiano. Outra que é intencional e sistemática  - é aquela que a escola propõe (visa suprir a insuficiência da aprendizagem espontânea)

DINÂMICAS DA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS (PAUTADO EM PIAGET) Piaget afirma que aprendemos em um processo de assimilação/acomodação
Assimilação = “assemelhação” entre o suporte cognitivo do aprendiz e o conteúdo novo
Acomodação = efetiva aprendizagem, aquisição do conteúdo
1º Assimilação receptiva dos conhecimentos – é uma aproximação do pré-concebido (já internalizado) com o novo; 
2º Exercitação dos conhecimentos e metodologias – basicamente é o exercitar o conhecimento adquirido;
3º aplicação dos conhecimentos e metodologias – utilizar o que tem sido assimilado em novas situações-problema; e 
4º Inventividade (inovação – processo de criar a partir do que foi assimilado).

TAREFAS DA PRÁTICA DOCENTE:
Planejamento: é um ato decisório, político e filosófico. (Sempre político, pois trazemos nossas crenças)
Execução: Pôr em andamento as decisões definidas no planejamento.        
Avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e execução. (p. 168); ou seja, é a partir da avaliação que se tem um norte para a prática.

IMPORTANTE: p. 169 – avaliação é sempre diagnóstica, pois é por meio dos resultados que poderemos estar a serviço da proposta política de “estar interessado que o educando aprenda e se desenvolva”. 

As tarefas docentes devem ser imbuídas dessas questões, de tal forma que os resultados esperados sejam alcançados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário